A Samsung e a operadora SK Telecom apresentaram, nesta terça-feira (13), o novo Samsung Galaxy Quantum 2. O smartphone veio a público na Coreia do Sul com o processador Qualcomm Snapdragon 855+, câmera tripla de 64 megapixels e chip gerador de números aleatórios quânticos, para torná-lo mais protegido. Espera-se que o smartphone seja revelado em outros países no futuro como Samsung Galaxy A82.
Samsung Galaxy Quantum 2 (Imagem: Divulgação/SK Telecom)
O novo smartphone da marca sul-coreana traz a mesma linguagem visual dos lançamentos recentes da linha Galaxy A. Com um pequeno furo ao centro, o Galaxy Quantum 2 possui tela de 6,7 polegadas com resolução Quad HD+ e taxa de atualização de até 120 Hz. A câmera frontal tem resolução de 10 megapixels.
A parte de trás lembra bastante os novos Galaxy A52 e Galaxy A72. O conjunto fotográfico está em uma base retangular, com câmera principal de 64 megapixels. O agrupamento fica completo com os outros sensores de 12 megapixels (ultrawide) e de 5 megapixels (profundidade de campo).
A ficha técnica é formada pelo processador Qualcomm Snapdragon 855+, 6 GB de RAM, armazenamento de 128 GB e bateria de 4.500 mAh. O celular ainda possui um chip gerador de números aleatórios quânticos (QRNG, em inglês) desenvolvido pela ID Quantique, assim como o seu antecessor, para incrementar a segurança.
“Este chip QRNG permite que os proprietários de smartphones usem serviços que exigem segurança de uma maneira mais segura, gerando números aleatórios verdadeiros imprevisíveis e sem padrão”, explicaram. “Os serviços baseados no Android Keystore (APIs) serão protegidos automaticamente pelo QRNG”.
Samsung Galaxy Quantum 2 (Imagem: Divulgação/SK Telecom)
As especificações ficam completas com a conectividade 5G e o Android 11 de fábrica. O smartphone ainda traz leitor de impressões digitais sob a tela e certificação IP67. O NFC e MST, para pagamentos com o Samsung Pay, também marcam presença.
“Com o Galaxy Quantum 2, expandimos com sucesso a aplicação de tecnologias de segurança quântica para uma ampla variedade de serviços, incluindo serviços financeiros e de segurança”, afirmou Han Myung-jin, vice-presidente e chefe do grupo de marketing da SK Telecom. “Nossos esforços continuarão a expandir os serviços que são fornecidos com segurança por meio do Galaxy Quantum 2”.
O Samsung Galaxy Quantum 2 começará a ser vendido na Coreia do Sul em 23 de abril com o preço sugerido de 699.600 wons (cerca de R$ 3.570 em conversão direta).
O celular também deve ser anunciado em outros países como Galaxy A82. Mas, por ora, não há previsão de lançamento do smartphone no Brasil e em outros mercados.
Samsung Galaxy Quantum 2
Tela
6,7 polegadas com resolução Quad HD+ e taxa de atualização de 120 Hz
Processador
Qualcomm Snapdragon 855+
RAM
6 GB
Armazenamento
128 GB, expansível através de cartão de memória microSD de até 1 TB
Câmera traseira
– principal: 64 megapixels
– ultrawide: 12 megapixels
– profundidade de campo: 5 megapixels
Câmera frontal
10 megapixels
Bateria
4.500 mAh (carregador de 15 watts na caixa)
Sistema operacional
Android 11 (One UI)
Conectividade
porta USB-C, 5G, 4G, Wi-Fi 6, Bluetooth, GPS, NFC e MST
Mais
leitor de impressões digitais sob a tela, certificação IP67 e chip gerador de números aleatórios quânticos (QRNG)
Dimensões
161,9 x 73,8 x 8,1 mm
Peso
176 gramas
Cores
branco, cinza e violeta
Com informações: SamMobile, SK Telecom (1 e 2) e The Verge
Não consigo entender a estratégia da Samsung com esses modelos ‘A’.
A especificação desse aparelho é muito de um da linha ‘S’, não é?
Snapdragon 855+ é pra ser premium.
Estou confuso
Na real o 855+ é de alguns anos atrás já. Com a crise dos semicondutores, é mais de boa utilizar os processadores já disponíveis e de produção mais fácil (de 14nm) do que pegar os de 5nm atuais.
Claro, me baseando em fontes da Tireidoku, mas não deve passar longe disso.
“Este chip QRNG permite que os proprietários de smartphones usem serviços que exigem segurança de uma maneira mais segura, gerando números aleatórios verdadeiros imprevisíveis e sem padrão”, explicaram. “Os serviços baseados no Android Keystore (APIs) serão protegidos automaticamente pelo QRNG”.
Alguém consegue dar uma luz no que isso significa na rotina de um usuário comum de smartphone? Impacta em mais segurança no uso de internet banking, pagamentos com aproximação, Pix, etc?
Eu não sei como cada aplicativo implementa RNG, mas na área de segurança se usa pra criptografia mesmo.
O método varia de acordo com o tipo de criptografia, alguns usam números primos aleatórios, outros usam números gigantes mesmo.
E é importante ter um RNG robusto pra evitar que seja possível descobrir como o número é gerado ou simplesmente prever a sequência numérica que o algoritmo gera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário