O avanço da vacinação no Brasil faz muitas pessoas terem dúvidas sobre a data em que poderão ser imunizadas. Para responder a pergunta, há o site “Quando vou ser vacinado?”, que faz projeções a partir de registros estaduais. O site foi lançado na quinta-feira (8) pela equipe do painel @CoronavirusBra1, que reúne dados da pandemia e da vacinação no Brasil.
Quando vou ser vacinado? (Imagem: Reprodução)
Com a nova ferramenta, basta informar sua idade e seu estado, e informar se você está no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI). Ele inclui trabalhadores de saúde; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência; trabalhadores da educação, segurança e transporte; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade, entre outros.
A partir dessas informações, o site indica quando você deverá receber o imunizante contra a COVID-19. De acordo com a ferramenta, no ritmo atual, uma pessoa de 30 anos em São Paulo que não está no PNI levaria 8 meses e 7 dias para receber a primeira dose. Isso porque à frente dela na fila da vacinação ainda estão cerca de 27,2 milhões de pessoas.
A projeção de quando cada pessoa será vacinada leva em conta a média de vacinados no estado nos últimos 7 dias. Os dados são retirados do painel @CoronavirusBra1, que reúne informações do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais de saúde. Além disso, o site usa informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do DataSUS para projetar a população e o grupo prioritário em cada local.
Ao Tecnoblog, o desenvolvedor Renan Altendorf, um dos criadores do “Quando vou ser vacinado?”, explica que a equipe levou cerca de dois meses para criar a ferramenta. Ele lembra que, após registrar dados da pandemia desde o primeiro semestre de 2020, o @CoronavirusBra1 passou a oferecer também informações sobre a vacinação.
“Em 2021, com início da vacinação, um novo braço de coleta de dados foi criado, alguns novos ‘robôs’ vão várias vezes ao dia até os sites das secretarias estaduais e, posteriormente, é feita uma validação manual por colaboradores, antes de serem publicados nos canais do grupo”, explica.
“Com esses dados em mãos, começamos a perceber que a vacinação iria demorar muito para vários grupos, então além de um serviço, tem um protesto por mais vacinas e mais velocidade na imunização”.
Site usa dados do @CoronavirusBra1 sobre vacinação no Brasil (Imagem: Pexels/Gustavo Fring)
O desenvolvedor afirma que uma das dificuldades enfrentadas pelo grupo ao coletar dados sobre a vacinação está na origem das informações. Segundo ele, os principais problemas estão na falta de padronização e nas mudanças constantes feitas por órgãos de saúde. A situação exige manutenções semanais nas ferramentas.
“O site de vacinação do Ministério da Saúde é totalmente defasado, cada site de governos estaduais é diferente, o que dificulta a criação dos robôs”, diz Renan. “Os dados de grupos prioritários no PNI também são muito genéricos. Não há nenhuma divisão por estado”. Para o desenvolvedor, a unificação de dados estaduais em torno do Ministério da Saúde seria o caminho ideal.
No “Quando vou ser vacinado?”, é possível encontrar mais informações sobre como os cálculos são realizados. A ferramenta destaca que as projeções podem variar conforme o ritmo de vacinação de cada estado e alerta que, mesmo com a estimativa, é importante se atentar às informações de governos e de veículos de notícias.
triste, e é certeza que vai demorar bem mais que isso
Anotação 2021-04-09 2152591624×763 155 KB
Minha vez chega em 9 meses
É só engordar! IMC maior ou igual a 40 é grupo prioritário.
A ironia do programa de vacinação q incentiva as pessoas a serem MENOS saudáveis.
Tem que lembrar que esse site usa dados do passado, não do futuro, então ele só extrapola a tendência atual.
Estamos num momento de falta de vacina no mundo (e de organização no país), então a previsão do site é baseada nesse cenário.
Se pelo menos a oferta de vacinas melhorar e o número de doses chegando no país aumentar, a tendência é que a vacinação avance mais rápidamente.
Sim. Aqui na minha cidade mesmo, fizeram um consórcio entre as cidades da região para compra direta de vacinas, sem depender do governo estadual ou federal.
A previsão é aceleram bem nos próximos meses.
Bom, o que sei é que minha mãe está no grupo que (teoricamente) deveria receber a vacina por agora aqui em Cuiabá/MT. Mas graças ao excesso de competência do prefeito, inventaram uma “fila virtual” no site pra efetuar o cadastro pra receber a dose. No dia do anúncio, com direito a “pompa e circunstância”, claro que o negócio não funcionou. Depois quando resolveram colocar no ar, corrigir ou sei lá o que, apareceu que minha mãe estava na posição 1.642 da fila. Dois dias depois finalmente a fila andou pra 1.536. Mais dois dias e a fila andou pra posição 1.947.
ISSO que antes dessa marmota de fila o que acontecia era: os cadastros abriam às 13:00 todos os dias e era correr pra tentar uma vaga. Só que, claro, era na base da sorte.
Então essa “previsão” aí você pode colocar na conta mais alguns meses dependendo da cidade que você mora. Aqui? Se eu conseguir ser vacinado ano que vem vai ser lucro. Porque a única coisa que o prefeito faz é brigar com o governador pra dizer que aqui ele não manda. Mesmo depois de tomar invertida da justiça mais de uma vez dizendo que SIM, o governador tem poder de decidir algumas coisas em detrimento da autoridade dele.
Mais uma palhaçada do prefeito? O dia que ele anunciou que uma faixa etária mais baixa já estava liberada pra vacinar. Daí geral corre pra tomar vacina só que… vacina que é bom, não tinha! A desculpa? Foi fake news que espalharam no zap e que a prefeitura nunca tinha anunciado nada. ISSO que foi noticiado no próprio site da cidade. Claro, ficou tudo por isso mesmo porque a notícia magicamente sumiu e os prints “são montagem”.
Vão comprar da onde? O governo comprou mais de 200 milhoes de doses mas até fabricarem dá pra lançar o covid 20.
8 meses pra mim, se for isso vou ficar surpreso, tava crente que só no meio do ano que vem ia conseguir, minha mãe tá com 65 e só vai tomar agora a primeira dose no dia 14
mais
O problema é: comprou tarde. Bolsonaro comprou de 2 fabricantes mês passado(03/2021). Enquanto muitos paises(EUA e Inglaterra) comprou em 06/2020. Mesmo sem exister a vacina, com isso ele tem prioridade. Como sempre diz. Quem comprar primeiro recebe primeiro, quem comprar por ultimo recebe por ultimo.
Hoje no G1 saiu uma reportagem sobre o panorama da Europa, a grande maioria não chegou perto das previsões de vacinação, alguns países fizeram acordos secretos por fora com lobistas e estão conseguindo maior quantidade da vacina, o Biden, o senhorzinho bonzim, esta praticando o tão maligno plano de vacinação do Trump o “America First”. Tem incompetência do governo? Tem!, mas há alguns exageros
Mas o carinha falou que a cidade dele vai comprar independente do governo. Então está mais atrasado ainda, vai chegar antes pro governo hauahuahuahua. Não faz sentido nenhum o q ele comentou.
1 ano e 5 dias…
Acho que preferia não saber.
Você recebe X vacinas do governo, e compra mais X vacinas por conta própria.
Se o município comprar, em vez de vacinar X, ele vacina 2X.
Vai fazendo isso de forma constante, e a população consegue ser vacinada muito mais rapidamente que dependendo apenas do governo federal.
E pensar que já fomos referencia mundial em vacinação.
Comprou muito atrasado e ainda ignorando 5 ofertas em 2020
3 em julho 2 em agosto.
Temos um “mata bebes” aqui!
O meu ponto é que quem comprar agora vai comprar mais atrasado ainda, logo, a estratégia do carinha ali é pior ainda.
Bem, aí depende. A Bahia, comprou doses independentes e ainda participa de um consórcio (o consórcio do Nordeste) de vacinas pra vários estados do nordeste pra compras de vacinas tbm.
A previsão é que chegue algumas doses já em abril, mas não foi mencionado quantas.
Infelizmente as doses estão vindo extremamente fragmentadas, mas todo pouquinho, se somado às doses já entregues pelo governo federal, já ajuda.
Infelizmente o que nos sobrou foi a Sputinik V q tá cheio de problemas com a Anvisa e tbm n parece ser bem responsável em entregas. A Argentina tá sofrendo com ela não entregando as doses corretamente. Bem capaz de estarem tirando da Argentina pra vender à outros países kkk
Eu vi a minha previsão. Vai demorar tanto que só receber quando fizer parte do grupo de risco mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário