segunda-feira, 26 de abril de 2021

O que é JSON? [Guia para Iniciantes] | Aplicativos e Software | Tecnoblog

JSON é um padrão de formatação de dados para troca de informações entre sistemas. A palavra é um acrônimo de JavaScript Object Notation, mas, apesar de ter a linguagem de programação no nome, seu uso não se restringe apenas à ela. Saiba mais sobre JSON, como funciona e suas principais utilidades neste guia para iniciantes.

JSON é utilizado para troca de informações pela web (Imagem: Cristopher Gower / Unsplash)

JSON é um formato de arquivo de texto leve, compacto, no qual os dados são guardados no formato de par nome/valor, o qual também pode representar outras estruturas de dados, como arrays e objetos.

Foi criado no início dos anos 2000 como uma alternativa ao XML, que também tem o objetivo de facilitar a troca de informações entre sistemas de uma maneira auto-descritiva, ou seja, que seja legível tanto por seres humanos quanto por máquinas.

Apesar de possuir uma referência ao JavaScript no nome, o funcionamento do JSON é independente de uma linguagem de programação, podendo ser lido, criado e manipulado por várias linguagens modernas como PHP, Python, C++, entre outras.

A representação das informações em um arquivo JSON é feita por pares compostos de atributo e valor. O atributo é indicado entre aspas e serve para identificar o valor. Já o valor pode ser uma string (texto), um número, um booleano (valor lógico), outro par de atributo/valor ou estruturas mais complexas, como arrays (coleção de elementos) e objetos. Os pares são separados por vírgulas, e as chaves delimitam os objetos.

Abaixo você confere um exemplo de algumas informações de contato estruturadas no formato JSON.

{
“nome”: “Diego Melo”,
“funcao”: “Redator”,
“salario”: 10000,
“editorias”: [“TB Responde”, “News”, “Reviews”]
}

Atualmente, o JSON é praticamente o formato padrão para troca de informações entre sistemas web, principalmente entre aqueles que funcionam via APIs. Combinando as duas tecnologias, é possível fazer com que um aplicativo para celular e um para a web consumam os mesmos dados, por exemplo.

Apesar de ser um formato utilizado na serialização de dados para transmissão pela internet, o JSON também tem sido amplamente utilizado como uma “linguagem de configuração”, no qual são guardados paramêtros e outras opções para configurar ou personalizar programas e aplicativos, seja no desktop, mobile ou servidores.

Com informações: W3Schools

Saiba como baixar os dados da conta para ver quais informações sobre você o WhatsApp coleta e pode compartilhar com o Facebook

WhatsApp, Signal ou Telegram? Acompanhe o comparativo e saiba como escolher um mensageiro seguro e também fácil de usar

Começar a trabalhar em home office — seja por obrigação ou por opção — requer algum preparo; eu vou te ajudar com isso 👌🏽

Câmeras, lentes, microfones e equipamentos de iluminação: o que comprar para começar o seu canal no YouTube?

Adaptação de texto; saiba como escrever colorido no Discord e executar outras formatações para o texto ser único

Ver anime nos anos 90 era realmente melhor? Que tal esperar um mês para receber uma fita com novos episódios por correio?

Encarando o novo coronavírus em cima da moto, da bicicleta ou no carro, entregadores foram base de apoio fundamental

Windows Terminal Preview 1.6 traz interface de configuração oculta, mas que pode ser ativada com um truque

O OnlyFans é usado principalmente para criadores de conteúdo adulto, mas cada vez mais astros do cinema e TV aderem à plataforma

Pesquisadores da Universidade de Minnesota enviaram códigos vulneráveis ao kernel para estudo; comunidade Linux não sabia

Nenhum comentário:

Postar um comentário