terça-feira, 13 de abril de 2021

Nubank: Pix esteve fora do ar para clientes nesta segunda (12) | Finanças | Tecnoblog

O Nubank teve dificuldades para enviar e receber dinheiro nesta segunda-feira (12): a fintech disse que o Pix ficou fora do ar e recomendava fazer um TED. Além disso, quem usa outros bancos – como Santander e C6 Bank – não conseguia mandar dinheiro através de transferência instantânea. O problema foi resolvido; o Itaú teve uma falha semelhante hoje.

Mais de 133 milhões de chaves Pix foram cadastradas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Às 15h53, o Nubank enviou o seguinte comunicado ao Tecnoblog:

Verificamos, hoje de manhã, que parte da nossa base de clientes encontrou oscilações na realização de transferências Pix. As operações já foram normalizadas.

Inicialmente, ao enviar transferências do Nubank para outro banco, aparecia uma mensagem de erro dizendo que “isso está demorando mais do que o planejado”. O aplicativo afirmava: “esta transferência ainda não foi concluída, vamos te avisar se algo der errado”. (Ela acabava dando certo.)

Então, o app passou a exibir o seguinte aviso: “Pix fora do ar; faça transferências por TED, de segunda a sexta, das 6h30 às 17h”.

Em sua conta oficial no Twitter, o Nubank explicou: “nós identificamos um comportamento inesperado e no momento não vai ser possível realizar ou receber Pix, mas já estamos trabalhando pra resolver”.

Nubank sugere fazer TED enquanto Pix está fora do ar (Imagem: Reprodução)

O maior problema era mandar dinheiro a partir de outros bancos. No caso do Itaú, aparecia o aviso de que “algo deu errado, não foi possível carregar as informações”. O valor era descontado da conta, mas a transação sumia depois de alguns minutos porque não era realizada.

Ou seja, clientes do Nubank tinham dificuldade em receber dinheiro via Pix de outros bancos; também fizemos o teste com o C6 e Santander. Isso dificultava realizar transferências para fazer pagamentos, como quitar a fatura do cartão de crédito.

“Se o sistema do Pix do Nubank não voltar a funcionar até mais tarde e eu não conseguir pagar a fatura de cartão de crédito, espero que não taquem juros, porque a culpa não é minha”, avisa um cliente no Twitter.

“Minha conta do Nubank não tá recebendo Pix de jeito nenhum”, afirma um usuário no Twitter. “Fiz um Pix de Bradesco para Nubank e ainda não entrou”, diz outra. A recomendação é fazer um TED, em vez de Pix.

Vale lembrar que cerca de 20% de todas as transferências de Pix passam pelo Nubank.

Hoje à tarde, o Itaú impediu que clientes fizessem Pix através do aplicativo. Era possível realizar a transação apenas via ligação telefônica; a alternativa era enviar um TED. Isso também foi solucionado.

Atualizado às 16h05

A transferência feita com Pix funcionou e foi rápida, mas senti que a interface do aplicativo do meu banco é um pouco confusa

Itaú escondeu opção de Pix e disse que serviço estava indisponível; banco encontrou "instabilidade momentânea" nas transferências

Banco Central faz nova exigência sobre anotações via Pix, mas ainda libera código HTML; recurso é usado por quem é "pixsexual"

Empresas negam acusações, mas Banco Central avisa que punirá infratores; saiba como remover chaves do Nubank e Mercado Pago

Usuários do Iti Itaú podem realizar transferências grátis e instantâneas para outros bancos e receber dinheiro por QR Code

Comentários com a maior pontuação

Nem TED de financeira para conta corrente…tá dando erro em algumas.

TED tbm?
run to the hills!

Saiba como fazer uma transferência pelo Pix usando as chaves de identificação, seja por bancos ou fintechs

Essa é nossa seleção de dúvidas sobre o Pix: como funciona, datas, chaves, como pagar e receber; veja o que sabemos até agora

A conta do Nubank pode ser aberta por qualquer pessoa, não é necessário ter o cartão de crédito da fintech

Escolha cadastrar as chaves do Pix pelo aplicativo do banco, para evitar fraudes relacionadas ao novo sistema de pagamentos

Usei a conta de pagamento do Nubank nos últimos dois meses. Confira o que tem de bom e o que ainda precisa melhorar

Nenhum comentário:

Postar um comentário