quinta-feira, 8 de abril de 2021

Nokia G20 e G10 são lançados com bateria grande e update garantido | Celular | Tecnoblog

O Nokia G20 e o Nokia G10 são os novos smartphones intermediários apresentados pela HMD Global nesta quinta-feira (08). Os celulares rodam Android 11 e se destacam pela grande duração da bateria, prometendo até três dias longe das tomadas com apenas uma carga.

A empresa também aproveitou a ocasião para fazer o lançamento outros quatro dispositivos, dois do segmento premium, na série X, e dois mais acessíveis, os Nokia C20 e C10. Ainda não há previsão de chegada dos telefones ao Brasil.

Nokia G20 (Imagem: Divulgação/HMD Global)

Os Nokia G20 e G10 têm diversas características em comum, como a tela de 6,5 polegadas com resolução HD+, reconhecimento facial, leitor de digitais lateral e a bateria de 5.050 mAh, que promete a maior autonomia em um produto da marca.

Além disso, os dois saem de fábrica com o Android 11 e têm garantia de atualização de versão do sistema por mais dois anos (e updates de segurança mensais por três anos).

Nokia G10 (Imagem: Divulgação/HMD Global)

As diferenças começam no desempenho: o G20 deve se sair melhor e oferecer maior fluidez com processador MediaTek G35 e memória RAM de 4 GB. O Nokia G10 tem processador MediaTek G25 e é vendido em opções de 3 ou 4 GB.

No armazenamento, temos 64 ou 128 GB para o Nokia G20 e 32 ou 64 GB para o G10. Ambos com opção de expansão via cartão de memória.

O G20 se destaca pelo conjunto de câmeras. São quatro lentes na traseira, sendo a principal de 48 megapixels. As auxiliares são: uma ultrawide, para fotos de ângulos mais abertos; uma macro, para capturar detalhes próximos; e uma de profundidade, para ajudar no desfoque do modo retrato. Já o G10 tem câmera tripla, com sensor principal de 13 MP e mais dois de 2 MP para fotos macro e para o efeito bokeh.

Nokia G10 (Imagem: HMD Global)

Nos dois casos, é possível fotografar em ambientes escuros com o modo noturno, que conta com inteligência artificial para aprimorar a qualidade da imagem, e ambos os telefones têm câmera frontal de 8 megapixels para selfies – ela fica alocada em um notch no formato de “V’.

O Nokia G20 chega a alguns mercados no exterior a partir de maio por 159 euros, e o G10 será lançado a partir do fim de abril por 139 euros.

Passando agora aos modelos mais básicos: Nokia C20 e C10, que têm a proposta de serem celulares acessíveis, com bom custo-benefício para quem precisa apenas do essencial. Os aparelhos mantêm a tela de 6,5 polegadas dos modelos intermediários, mas recebem um downgrade em outros quesitos, como processadores e memória.

Nokia C20 (Imagem: Divulgação/HMD Global)

Digamos que o Nokia C20 é o modelo mais aceitável: ele traz um chip Unisoc SC9863a (octa-core) presente em telefones de entrada da Philco, por exemplo, e há opções com 1 ou 2 GB de RAM. Já o Nokia C10 tem processador SC7331e (quad-core), também com opções com 1 GB e 2 GB de memória RAM.

Para acompanhar esse conjunto de especificações, a empresa lança os dois telefones com Android 11 (Go Edition), a versão do sistema operacional voltada para celulares básicos que promete otimizar a performance e deixar o aparelho 20% mais rápido. Não há garantia de mais uma atualização do Android, porém os updates de segurança trimestrais vão chegar por dois anos.

Nokia C10 (Imagem: Divulgação/HMD Global)

No quesito bateria, também ficamos com o essencial: são apenas 3.000 mAh. Já as câmera traseira é solitária, com apenas um sensor de 5 megapixels. Para selfies, o telefone repete essa configuração.

 

Nokia 5.3 entrega “Android puro” e um desempenho interessante, mas escorrega feio no conjunto fotográfico e no preço

Celular de reestreia da Nokia no Brasil custa R$ 899 e tem muitos acertos, mas decepciona em pontos-chaves

O provável Moto G20 utiliza um processador Unisoc T700, semelhante aos concorrentes Helio P22, A22 e Snapdragon 439 e 450

Apresentado na índia, novo Moto G10 Power estreia com mais bateria, câmera quádrupla e processador Snapdragon 460

Motorola apresenta Moto G10 e Moto G30 na Europa com bateria grande, câmera quádrupla e ficha técnica intermediária

Comentários com a maior pontuação

Saiba tudo que muda no Minecraft com o Nether Update e veja o que o ambiente sombrio do jogo apresenta de novo aos usuários

Motorola, Xiaomi, OnePlus, HTC e Sony já listaram quais celulares serão atualizados, enquanto Samsung, LG e Asus não confirmaram

Entenda como funcionam as cinco câmeras principais do Nokia 9 PureView, celular que promete tirar fotos de excelente qualidade

Sem carregamento; saiba o que fazer se a Bateria do Mac não carrega, possíveis motivos e formas de resolver o problema

As atualizações automáticas são obrigatórias no Windows 10, mas é possível desativá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário