A LG informou, nesta segunda-feira (5), que vai encerrar sua divisão de celulares em todo o mundo. Em um comunicado à imprensa, a companhia sul-coreana afirmou que passará a se concentrar no desenvolvimento de dispositivos para casa, inteligência artificial e afins. A previsão é de que o setor seja finalizado até o fim de julho.
LG Velvet (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
A confirmação chega após especulações sobre o fim da divisão. Na semana passada, informações de bastidores giravam em torno do anúncio que iria oficializar o encerramento, previsto para esta segunda-feira (5). Em janeiro, o CEO da fabricante, Kwon Bong-seok, afirmou que a empresa considerava “todas as medidas possíveis”.
Agora, a LG confirmou que deixará de vender celulares no mundo todo. No comunicado, a marca sul-coreana disse que vai oferecer atualizações e suporte aos clientes por um período que varia de acordo com a região. “A LG trabalhará em colaboração com fornecedores e parceiros de negócios durante o encerramento do negócio de telefonia móvel”, explicaram.
“Espera-se que a desaceleração do negócio de telefonia móvel seja concluída até 31 de julho, embora o estoque de alguns modelos existentes ainda possa estar disponível depois disso”, afirmaram.
Participação de mercado da LG em diferentes regiões (Imagem: Reprodução/Counterpoint Research/TechCrunch)
O anúncio da companhia surge após anos sem registrar resultados positivos com celulares. Conforme apontado em um levantamento feito pelo Tecnoblog, a divisão mobile da LG acumulou US$ 3,44 bilhões de prejuízo entre janeiro de 2015 e setembro de 2020. O último período de lucro da empresa com smartphones aconteceu em 2014.
A companhia também revelou seus próximos passos nesta semana. Segundo a fabricante, seu foco será destinado a áreas de crescimento, como componentes de veículos elétricos, dispositivos conectados, casas inteligentes, robótica, inteligência artificial e soluções B2B (business-to-business), além de plataformas e serviços.
“A LG continuará a alavancar sua experiência móvel e desenvolver tecnologias relacionadas à mobilidade, como o 6G, para ajudar a fortalecer ainda mais a competitividade em outras áreas de negócios”, afirmaram. “As principais tecnologias desenvolvidas durante as duas décadas de operações de negócios mobile da LG também serão mantidas e aplicadas a produtos existentes e futuros”.
Com informações: LG (Newsroom) e TechCrunch
Fico muito triste mas ao mesmo tempo fico feliz. Era muito agonizante acompanhar cada lançamento e devia ser frustrante também pra equipe ao longo de todos esses anos.
A LG ao longo do tempo fez bons aparelhos e até ditou alguma tendências. Na minha opinião os problemas eram mais em relação ao software, seja por nunca ter agradado a muitos, seja por não receber a mínima atenção necessária de suporte nas linhas mais caras. Digo que até no Brasil muitos vão notar sua falta, pela até relevante posição de mercado…Já no mundo poucos irão notar/sentir falta.
O único smartphone da LG que tive contato é o terrível K40S que a empresa me deu para trabalhar.
Que coisinha ruim! Sensor de digital trava. Tela trava. Câmeras péssimas. Lento… Só a bateria presta.
Nos últimos anos a LG não lançou smartphones. Ela cometeu smartphones…
Querendo ou não,será um concorrente a menos.E isso sempre será ruim de algum modo.
Finalmente! Não entendo como demoraram tanto pra tomarem essa decisão.
Mas no fundo sinto um pouco de tristeza, eu nunca tive um celular da LG e nunca terei.
O LG Shine já foi meu sonho de consumo, mas custava muito caro, foi um dos celulares mais bonitos que já existiu.
Triste fim. LG já teve aparelhos “budget” bons, como o LG X Power, que já tive um. E mesmo os saudosos G2 e G3, que foram “queridinhos” das suas respectivas épocas. Infelizmente os lançamentos ruins e as más decisões levaram ao fim da marca no segmento de smarts. Descanse em paz.
Aí é que tá o detalhe: com de 1 a 2% de participação ela não concorria. Agonizava…
Sequer discutia o jogo. Não era competidora. Era mera expectadora…
“LG confirma que deixará de vender celulares”? Tá mais pra “LG confirma que não vende mais celulares há 5 anos”. Todos mundo já sabia que não vendia, só esqueceram de avisa a LG hahaha
Nenhum comentário:
Postar um comentário