A Globo anunciou nesta quarta-feira (7) a migração de todo o seu centro de dados para a nuvem pública do Google Cloud. Com a parceria de longo prazo, a empresa promete aprimorar a estabilidade do Globoplay, entregando melhor fluidez e integração com o Android TV. Além do streaming, o grupo está levando outras plataformas para o Cloud, até mesmo alguns canais Globo.
Marca Globoplay (Imagem: Divulgação/Globo)
Com o novo investimento, o Grupo Globo fala agora em ter eficiência econômica, possibilidade de ampliar as inovações e espera acelerar as transformações digitais da empresa nos próximos anos. Isso também significa um streaming com melhor estabilidade. Vale lembrar que o Globoplay vem sofrendo críticas durante a exibição do BBB por não aguentar o tráfego e apresentar erros constantes. Raymundo Barros, diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, afirma que a próxima edição do reality show terá menos gargalo.
Além do Globoplay, outras plataformas da Globo estão migrando para o Google Cloud, são elas: G1, GE, GShow, Cartola e outras. Ao Tecnoblog, Raymundo Barros explica que alguns canais também serão migrados. Neste primeiro momento, apenas aqueles com mais conteúdo gravado, tais como Gloob, Viva, Off e GNT, bem como todo o acervo da TV.
Ao avançar em sua estratégia baseada em dados, a Globo amplia as possibilidades, como, por exemplo, otimizar as recomendações personalizadas em tempo real ao seu público. Para incorporar IA no desenvolvimento de soluções e no processo de inovação da Globo, o Google Cloud irá acelerar o treinamento das equipes da empresa com conhecimento avançado de machine learning.
Globo em comunicado
Globo e Google Cloud (Imagem: Divulgação/Globo)
Raymundo também promete uma melhor comunicação do Globoplay nas TVs com Android TV. A Globo fala em “integração customizada” que converge TV mais internet. O objetivo é entregar uma experiência mais personalizada para quem deseja acompanhar a programação da TV Globo. Por exemplo, ao terminar o BBB na televisão, o telespectador pode ter outras interações com o programa na Smart TV.
De acordo com as companhias, o aplicativo do Globoplay ficará mais integrado ao sistema, o que contribui para uma experiência mais fluida. A Globo diz que terá outros projetos através da parceria, como a criação de outros canais sob demanda. A empresa não revelou o valor do investimento.
Realmente, o streaming da Globo era bem aquém. Torcer agora para a Amazon também criar alguns CDN pelo Brasil como a Netflix, é um serviço que aqui oscila bastante também.
Curiosidade honesta: qual era a empresa anterior que hospedava?
Já tinha ouvido alguns rumores que a Globo tava migrando pra nuvem e que aconteceria ainda este ano. A minha surpresa foi eles terem optado pelo serviço do Google, que tem uma ótima infra de computação na nuvem, mas esperava mesmo que essa mudança fosse mesmo pro AWS.
Mais q necessário. Um tempo atrás assinei pra assistir the Big Bang e cancelei pq era impossível assistir. Qualidade péssima e travamentos recorrentes…
Essa migração deveria ter ocorrido antes do BBB pra tentar manter o público q assinou só pelo programa
Comentaram agora há pouco na CBN que a hospedagem atual é própria. A Globo montou um data center no Rio de Janeiro.
Que bom, pois o Ao vivo deles come muita banda e qualquer abrir de Instagram já dá uma carregada e sabemos que o Youtube é de longe o stream mas otimizado que existe, 1MB e tu pega um 720p fácil
As duas tem infras excelentes, mas imaginei que como a Disney e Netflix (que são as maiores empresas de Streaming de Conteúdos do mundo), o grupo Globo fosse seguir o mesmo caminho.
Um nojo esse Globoplay. Trava e não é pouco. Seja em celular, tv ou computador. Pode ser ao vivo ou não. Tentei assistir The Mentalist e desisti. Tirei até fotos. Bem diferente do Amazon. Espero que melhorem mesmo.
Eu em minha leiguice achava que o Globoplay era horrível de se assistir por culpa do player mesmo, que era pesado e consumia muitos recursos do aparelho, não importando o quão boa era sua conexão.
E quando será que vão abrir o olho pra lançar a versão para o Fire TV? O Telecine é da Globo tbm, e tem app oficial.
Não faz sentido. Netflix, Disney plus, Paramount plus, Apple TV plus, Starz play, e outros também são concorrentes, e tem versão para o Fire TV.
Acho que já deve ter, o AWS é bem estabelecido no Brasil
Muito obrigado!
Vixe, então o ganho deve ser grande…
Tava mais do que na hora de migrar… É visível: o único stream que dá gargalo são os das câmeras principais do BBB. Todo o resto funciona bem. Parece que centralizam o processamento e distribuição em uma única ilha pra todo mundo. E pela informação do @GabrielKaizer muito me admira a globo ter gasto dinheiro em pleno 2020 pra montar data center de stream, o que ela não deve pagar de banda, não ta no gibi.
Essa falta do Globoplay no Fire TV é muito estranha. Já falaram até que poderia ser por conta da exclusividade com a Roku que tem botão dedicado e tudo no controle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário