O Face ID é muito útil como ferramenta para desbloquear o iPhone, mas tem suas falhas: quando o usuário precisa se proteger com uma máscara facial e parte do rosto fica escondida. Nesse caso, a autenticação não é feita. Para isso, a Apple implementou uma função no iOS que permite desbloquear o iPhone com o Watch, quando o proprietário estiver usando máscara.
O desbloqueio do iPhone com o Apple Watch foi liberado apenas via iOS 14.5 em telefones com Face ID. Também é preciso ter um Watch Series 3 com watchOS 7.4 ou posteriores.
É uma medida que pode evitar que proprietários do iPhone retirem a máscara para fazer a autenticação, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19.
iPhones com Touch ID ainda continuam desbloqueando pela impressão digital.
Visto que o iPhone e o Watch estejam atualizados para o iOS 14.5 e watchOS 7.4, respectivamente, basta ativar a opção nas configurações de bloqueio do iPhone:
Uma vez que a opção estiver ativada, basta tentar desbloquear o iPhone enquanto estiver usando uma máscara para que o relógio entre em ação e efetue a autenticação. Vale lembrar que, para o recurso funcionar:
Considerando que um código também permite o acesso ao iPhone, um mesmo código também é usado para proteger o Apple Watch, portanto sim, é seguro configurar o recurso. É semelhante ao processo de desbloquear o Mac com um Watch.
Esse método de autenticação só deve funcionar enquanto o rosto do usuário estiver coberto por uma máscara no momento que o desbloqueio for feito.
Ainda assim, quando um desbloqueio do iPhone é feito usando o Apple Watch, o relógio emite sinais vibratórios e uma mensagem na tela, com a opção para bloquear o telefone de novo, caso não tenha sido a intenção do usuário.
O recurso não pode ser usado para autenticar compras, ver senhas salvas ou abrir aplicativos bloqueados com o Face ID, como o WhatsApp, apenas para desbloquear o iPhone.
Com informações: Apple.
Nenhum comentário:
Postar um comentário