sexta-feira, 9 de abril de 2021

Apple confessa motivo para não liberar iMessage no Android | Negócios | Tecnoblog

A disputa judicial entre a Apple e a Epic Games acabou respingando no iMessage. Em depoimentos e emails revelados por um documento apresentado pela dona do Fortnite, a fabricante do iPhone explicou o motivo para não lançar uma versão do mensageiro para celulares Android. De acordo com um executivo da companhia, levar o app de mensagens para o sistema do Google poderia prejudicar mais do que ajudar.

iMessage no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

O documento diz que a Apple decidiu não levar o aplicativo de mensagens ao Android em 2013. Nele, Eddy Cue, vice-presidente sênior de software e serviços de internet, afirmou que a empresa “poderia ter feito uma versão no Android que funcionasse com iOS”. Mas Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software, expressou algumas preocupações sobre a ideia.

De acordo com o processo, o executivo argumentou que “o iMessage no Android serviria simplesmente para remover [um] obstáculo para as famílias de iPhone darem aos seus filhos telefones Android”. Phil Schiller, atual consultor da companhia, também concordou em não oferecer o mensageiro ao sistema do Google.

Mais tarde, em 2016, um ex-funcionário da Apple observou que o motivo mais difícil para sair do ecossistema da Apple é o iMessage. Em seguida, em outra citação ao executivo, Schiller comentou que “portar o iMessage para o Android vai nos prejudicar mais do que nos ajudar, e este e-mail ilustra o motivo”.

Este é mais um episódio no atrito entre a Apple e a Epic Games devido às regras da App Store. No processo, a responsável pelo Fortnite argumenta que a fabricante do iPhone tenta segurar os usuários em seu ecossistema e que o iMessage seria uma peça fundamental para esta prática, além do FaceTime. O caso está previsto para ser analisado pela justiça dos Estados Unidos em 3 de maio.

Anteriormente, a Epic ainda apoiou um projeto de lei que tinha como objetivo restringir a exclusividade em lojas de aplicativos. A proposta discutida no Senado da Dakota do Norte, no entanto, foi rejeitada dias após o seu anúncio.

Com informações: Android Police e The Verge

Além de lançar suas próprias salas de áudio, o microblog teria tentado comprar o Clubhouse, mas negociações foram interrompidas

Microsoft, Google, Facebook e Accenture também estão na lista de maiores compradores no segmento de inteligência artificial

Crise global no abastecimento de chips e outros componentes já prejudica fabricação das linhas MacBook e iPad

Funcionários da Microsoft poderão voltar ao escritório no final deste mês, mas home office segue liberado

O acordo da Sony começa a entregar filmes esperados para ano que vem, como a continuação de Homem-Aranha no Aranhaverso

Comentários com a maior pontuação

Hoje com tantos mensageiros opcionais não acredito que o iMessage seja um dealbreaker na briga android/iOS, embora tenha sido mto relevante no começo.

Quando o Steve Jobs havia anunciado que a API do iMessage seria aberta, vi como um movimento inteligente que poderia ser um cartão de visita para usuários terem um aperitivo da experiência Apple em seus aparelhos.

Acredito que a adoção do iMessage no restante do mundo seja insignificante - porém bisonhamente é um dos apps que recebe mais cuidados a cada versão do iOs. Se o motivo foi evitar migração de usuários básicos para o Android, eles olharam apenas para o próprio umbigo dentro dos EUA.

Saiba com ativar o iMessage no iPhone e usar os recursos de efeitos e integrações presentes no aplicativo da Apple

O aplicativo nativo Mensagens envia SMS e iMessages no iPhone. Com o iOS 14, algumas funções interessantes foram adicionadas

Para liberar espaço no Gmail, você pode excluir itens grandes e anexos de e-mail que não vai mais precisar no futuro

Recurso de Continuidade permite ver SMS do iPhone em outros dispositivos da Apple vinculados à mesma conta do iCloud

Está com pouco espaço? Veja como limpar cache de aplicativos no iPhone ou iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário