Por Marcela Franco, para o TechTudo
Maratonar séries madrugada adentro por meio de serviços de streaming tornou-se um vício entre os brasileiros. É o que mostra uma pesquisa da plataforma Roku: 88% dos espectadores já viraram a noite maratonando séries, e 75% têm o hábito de consumir filmes, programas de TV ou séries via streaming diariamente. Os dados evidenciam a consolidação do consumo de conteúdos a partir dessa modalidade no Brasil.
O levantamento, conduzido pelo Instituto FSB Pesquisa a pedido do serviço de streaming Roku, mapeia os hábitos nacionais de consumo de streaming. Para isso, foram consultados dois mil espectadores de 18 anos ou mais, entre 29 de dezembro e 5 de janeiro.
Streaming está entre as atividades preferidas dos brasileiros segundo pesquisa encomendada pela Roku — Foto: Divulgação/Philco
Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo
Quando questionados sobre as atividades do dia a dia preferidas, 74% dos entrevistados responderam que preferem assistir streaming a ler um livro, e 68% escolheram ver um conteúdo via streaming em vez de acompanhar uma partida de futebol do time do coração.
Além disso, 63% dos espectadores preferem o streaming a sair com amigos, e 61% dos brasileiros gostam mais de assistir a séries, filmes ou programas de TV do que de praticar esportes ou ir a festas ou shows. Isso explica o fato de 72% dos entrevistados já terem deixado de sair com amigos para assistir séries, e de 49% terem desistido de ir a um encontro pela mesma razão.
O levantamento ainda traçou os momentos da rotina em que os brasileiros mais fazem streaming: 89% dos entrevistados costumam consumir conteúdos durante as refeições, e 55% assistem a séries, filmes ou programas de TV em plataformas digitais enquanto arrumam a casa.
Sete em cada 10 brasileiros gostam mais de assistir a filmes em suas residências do que de ir ao cinema — Foto: TechTudo
Companhias favoritas
A pesquisa também investigou as companhias favoritas dos brasileiros na hora de assistir a conteúdos via streaming. Os maridos e as esposas foram apontados como o público ideal para compartilhar esse momento por 38% dos entrevistados. Filhos são a segunda companhia mais agradável para assistir a séries, filmes ou programas de TV, respondendo por 31%.
Já as companhias menos desejadas são os avós (23%) e amigos (20%). Segundo os entrevistados, esse público costuma fazer muito barulho durante as sessões. Os espectadores consultados também disseram que é difícil selecionar um título que seja do agrado de todos os participantes do grupo.
Streaming mostra-se cada vez mais popular entre o público brasileiro — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo
A respeito das companhias mais irritantes na hora de assistir algum programa via streaming, 77% dos brasileiros concordam que os conversadores são os mais incômodos. Em segundo lugar (34%) vêm aqueles que demoram muito para escolher um título. Por último, 33% dos entrevistados apontam como companhias mais irritantes pessoas que escolhem filmes, séries ou programas de TV sozinhas.
Aliás, o hábito de assistir a um conteúdo sem o parceiro o amigo também é comum entre os brasileiros: 63% afirmaram ter assistido a títulos repetidos porque combinaram de ver com uma pessoa, mas assistiram sozinhos primeiro e não tiveram coragem de contar para a companhia.
Brasileiros preferem streaming a cinema
Em relação ao tipo de tela usada para assistir aos programas, 83% dos brasileiros têm o hábito de consumir conteúdos no streaming pelo celular ou computador. Apesar disso, 75% dos entrevistados afirmaram preferir assistir streaming na TV. Na disputa cinema versus filminho em casa, o streaming também saiu ganhando. Segundo a pesquisa, sete em cada 10 brasileiros gostam mais de assistir a filmes em suas residências do que de ir ao cinema.
Veja também: Tudo que você precisa saber sobre o HBO Max
HBO MAX: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!
Nenhum comentário:
Postar um comentário