Em um evento realizado em abril de 2021, a Apple anunciou iMacs coloridos, iPad Pro com M1, os AirTags e também o modelo atualizado do Apple TV 4K, com um novo controle remoto. O set-top box substituiu a quarta geração, que havia sido lançada em 2017. Entenda quais as diferenças entre os modelos de Apple TV, além do novo controle.
Ter o “4K” no nome se refere à resolução máxima suportada, a 4K (2160p). A Apple também vende o modelo Full-HD (1080p), porém pode não ser tão vantajoso dependendo do modelo de TV em que o dispositivo será instalado.
4K já é o padrão da indústria para novas TVs, mesmo antes de 2021, mas ainda serve para diferenciar os modelos vendidos pela Apple.
Cada caso é um caso, mas o Apple TV oferece mais que apenas ser um equipamento para ver serviços de streaming. Faz mais sentido para quem já usa outros dispositivos da Apple e pretende integrar ainda mais esses aparelhos, seja para espelhar uma tela do iPhone ou Mac, para controlar outros acessórios conectados da casa ou jogar via Apple Arcade.
Se as funções do Apple TV interessam, é bom conhecer as diferenças entre os modelos de 2017 e 2021.
Não há o que discutir sobre qual é melhor, quase sempre o modelo novo é superior. No Apple TV 4K de 2021, a empresa melhorou o controle remoto e componentes internos do dispositivo, o design da caixinha continua a mesmo.
Como dito, nada muda na aparência do Apple TV em si. São as mesmas dimensões e mesmo peso. Por fora, o que ganha destaque é o controle remoto, que voltou a ser prateado, com um novo arranjo dos botões.
O controle remoto é chamado de Siri Remote, pela Apple. Por dentro, a diferença é que o novo acessório usa Bluetooth 5.0 no Apple TV 4K de 2021, ao invés do Bluetooth 4.0 no modelo de 2017, para melhorar a conectividade e alcance.
Mas, o que importa são as funções adicionais com os novos botões: o antigo controle remoto tinha seis botões além da superfície sensível ao toque para controle por gestos; o Siri Remote de 2021 adiciona um clickpad (círculo com direcionais e botão central) também sensível ao toque além do botão liga/desliga, um botão voltar e outro para silenciar o áudio (mute).
No Apple TV de 2017, o processador usado era o A10X Fusion, que foi instalado também no iPad Pro do mesmo ano. Em 2021, a Apple trocou o processador para o A12 Bionic, qual equipou o iPhone XS, lançado em 2018, e também o iPad de 2020.
Teoricamente, é uma evolução de apenas um ano, considerando que o componente foi lançado em 2018 e o A10X foi revelado em 2017, como um upgrade do A10 Fusion, de 2016.
Contudo, ter um processador mais novo garante suporte a mais recursos e mais atualizações do sistema operacional, o tVOS, quais são lançadas a cada ano.
Por falar em recursos, a melhoria no processador permite agora assistir vídeos em Dolby Vision e HDR10 em até 60 quadros por segundo na resolução 4K. O modelo anterior não tinha suporte a 60 quadros por segundo, mas já trabalhava com Dolby Vision e HDR10.
Nada foi mudado quanto ao espaço de armazenamento para aplicativos e jogos no Apple TV 4K de 2021. Os dois modelos oferecem opções de 32 GB ou 64 GB.
A última novidade do Apple TV de 2021 é a possibilidade de calibrar as cores da TV usando um iPhone. Funciona assim: ao apontar a câmera frontal do iPhone para a moldura indicada na TV, o smartphone usa o sensor de luz para definir qual o melhor balanço de cores para o aparelho.
Segundo a Apple, esse ajuste traz especificações usadas por cinematógrafos do mundo para compensar as faltas na calibração da TV, exibindo cores mais naturais e contraste aprimorado.
É preciso ter um iPhone com Face ID para esse ajuste.
Os valores são os sugeridos pela Apple no lançamento. O modelo 4K de 2017 deixou de ser vendido pela empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário