Por Victor de Abreu, para o TechTudo
Lincoln "fnx" Lau é um dos maiores jogadores brasileiros de Counter-Strike 1.6, e mais recentemente de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). Com 31 anos de idade, fnx acumula em seu currículo dezenas de títulos, inclusive taças de nível mundial em ambos os jogos da franquia da Valve. O jogador também já se envolveu em polêmicas, e no início de 2021 foi acusado em um exposed de ter divulgado sem permissão um vídeo íntimo de uma jovem.
Lincoln "fnx" Lau também chamou a atenção recentemente ao ser confirmado como participante do elenco do Reality Show "De Férias com o Ex Brasil Celebs Temporada 2". Confira, a seguir, mais detalhes sobre fnx, sua trajetória e carreira.
Conheça Sparkingg, brasileiro que é um dos melhores do mundo no PUBG
Conheça um pouco da carreira de fnx, astro brasileiro do Counter-Strike — Foto: Divulgação/ESL
Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Origem e trajetória
Nascido na cidade de São Paulo em janeiro de 1990, fnx começou no Counter-Strike aos 11 anos de idade e logo se destacou no cenário nacional e internacional do FPS. Hoje em dia, o jogador tem contrato com a Imperial Esports e, além de competir, costuma fazer transmissões ao vivo para seus fãs. Antigamente, ele utilizava a plataforma Twitch TV para realizar suas lives, mas recentemente ele optou por migrar para a BOOYAH! Live. Fnx também criou a marca Não Tem Como (NTC), uma loja de roupas e acessórios em geral. Em março de 2021, o jogador foi confirmado no "De Férias com o Ex", um Reality Show que coloca solteiros em uma cenário tropical ao lado de seus ex-parceiros.
Fnx também foi citado durante a onda de exposeds de jogadores profissionais de esports que ocorreu em janeiro de 2021. Ele foi acusado pela streamer Renata Schozen de ter exposto um vídeo íntimo dela sem autorização para amigos pelo WhatsApp. O vídeo em questão teria sido filmado sem o consentimento da jovem no Réveillon de 2019 para 2020. A produtora de conteúdo também expôs prints e um vídeo para comprovar sua acusação, realizada em sua conta no Twitter. Na época, fnx não se pronunciou e, diferentemente de outros jogadores profissionais, não teve o contrato com sua equipe, a Imperial, encerrado. Desde então, não houve atualizações sobre o caso.
Carreira no Counter-Strike
Ainda adolescente, fnx já se mostrava um talento promissor no Counter-Strike 1.6 no começo dos anos 2000. E foi em 2005, pela GameCrasher, que ele conquistou seu primeiro título relevante, a ESWC Brazil. A vitória possibilitou a ele e sua equipe viajar para Paris, França, para disputar a ESWC 2005, um torneio de nível mundial.
Em 2006 fnx passou a vestir a camisa da MIBR, período que marcou o auge da sua carreira. Nessa época, ele e seus companheiros venceram a ESWC Brazil 2006, e fnx voltou a disputar o mundial da competição na França. Dessa vez, o título chegou, e sua equipe trouxe a primeira taça de nível internacional de Counter-Strike para o Brasil.
Em 2007, ainda na MIBR, fnx continuou a colecionar grandes campanhas no cenário de CS, com destaque para os títulos da shgOpen e da DreamHack Winter. O ano seguinte foi o último em que fnx acumulou diversas atuações internacionais em torneios, tendo como destaque a conquista do campeonato IEM III American Championship Finals, também pela MIBR. Após esse ano, os momentos de glória de fnx diminuíram, e o jogador voltou a brilhar somente na nova versão do FPS, o CS:GO, anos depois.
ESWC 2006 foi o primeiro título mundial brasileiro no CS 1.6 — Foto: Divulgação/ESWC
Carreira no Counter-Strike: Global Offensive
Fnx migrou para o CS:GO em 2012, ano de lançamento do FPS. Até 2013, ele se destacou em torneios menores atuando pela PlayArt. Porém, foi no campeonato Golden Chance, realizado em 2015, que ele, ao lado de Epitácio "TACO" de Melo, Gustavo "SHOOWTiME" Gonçalves e os irmãos Henrique "HEN1" Teles e Lucas "LUCAS1" Teles, conquistou a oportunidade de jogar nos Estados Unidos representando a Games Academy. Após passar diversos meses jogando com essa equipe, ele foi chamado para atuar na Luminosity Gaming, equipe liderada por Gabriel "FalleN" Toledo e que vinha em grande crescente no cenário internacional.
Pela Luminosity Gaming, fnx seguiu mostrando um excelente trabalho e foi crucial para uma evolução ainda maior da equipe. Após bater algumas vezes na trave na busca de grandes títulos, o jogador e seus companheiros voltaram a trazer um mundial para o Brasil com a conquista do MLG Major Championship: Columbus 2016. Após esse título, a LG seguiu colecionando taças, como a da DreamHack Open Austin 2016, da ESL Pro League Season 3 - Finals e da Esports Championship Series Season 1 - Finals, que aconteceu pouco antes da line up migrar para a SK Gaming.
Logo na competição de estreia pela SK, veio a conquista do segundo título mundial de CS:GO, na ESL One: Cologne 2016. Fnx atuou pela equipe até o final do ano, quando migrou para a Immortals e não conseguiu mais se destacar tanto quanto anteriormente. Ele deixou a Immortals em 2018 e desde então passou por equipes brasileiras como a Não Tem Como (NTC), a RED Canids e a Imperial Esports, onde está atualmente.
Fnx (direita) comemorando o título da ESL One Cologne 2016 ao lado de seus parceiros de equipe — Foto: Divulgação/ESL
Com informações de Liquipedia, HLTV e Renata Schozen Twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário