Por Victor de Abreu, para o TechTudo
Um torneio de Minecraft sofreu um ataque hacker grave que interrompeu a Internet de quase todo o território de Andorra. A região é um pequeno país europeu que conta com cerca de 77 mil habitantes. A ação, realizada entre sexta-feira (21) e segunda-feira (24), acabou resultando na desconexão de dezenas de participantes que moram no local. A competição em questão foi a SquidCraft Games, inspirada na série Round 6 da Netflix. O evento contava apenas com falantes de espanhol da Europa e da América Latina e tinha como premiação total US$ 100 mil (cerca de R$ 540 mil).
🎮 Now.gg: conheça serviço para jogar Minecraft, Roblox e mais na nuvem
Ataque DDoS em torneio de Minecraft deixou maior parte de Andorra sem internet — Foto: Divulgação/Mojang Studios
O que os hackers realizaram foi um ataque DDoS (Distributed Denial-of-Service). O objetivo é sobrecarregar o serviço de Internet causando um enorme aumento no seu tráfego, o que resulta em problemas gerais na rede e desconexões. A Andorra Telecom, empresa de comunicações do país, confirmou, no domingo (23), a existência do ataque DDoS contra a equipe Team Andorra, que concorria no torneio, e que isso havia afetado os serviços de Internet e de 4G de seus clientes em todo o país. Após o último ataque, ocorrido na segunda-feira (24), a empresa conseguiu estabilizar a situação.
O ataque também foi mencionado pelo NetBlocks, um observatório de Internet que rastreia interrupções e desligamento da rede no mundo. Segundo os dados divulgados pela plataforma, houve uma queda de 100% para 50% na conexão local durante a noite de sábado (22). Foi explicado também que, como Andorra é um país pequeno e de localização geográfica isolada, é compreensível que um ataque do tipo afete consumidores, empresas e até agências governamentais de toda a nação.
Vale destacar que a maioria dos participantes de Andorra eram streamers espanhóis que se mudaram para o país para fugir dos altos impostos na Espanha. Sem estes participantes, a competição ficou limitada a competidores que jogavam principalmente da própria Espanha e também da América Latina. Apesar de tudo, o SquidCraft Games na Twitch foi um enorme sucesso e chegou a um pico de dois milhões de espectadores simultâneos.
Com informações de IGN, TheRecord e Inventglobal
VALORANT: confira as quatro skins de arma mais caras do game
Nenhum comentário:
Postar um comentário