O YouTube anunciou nesta terça-feira (11) um fundo de US$ 100 milhões para criadores de vídeos no Shorts. A quantia está reservada para os influenciadores até o final de 2022 e aponta para o interesse da plataforma de fortalecer sua área de vídeos curtos frente ao TikTok, que também conta com um fundo para monetizar os conteúdos.
A iniciativa do YouTube vai recompensar criadores que alcançarem metas de visualizações e engajamento com seus vídeos. Os valores serão pagos mensalmente para quem atingir os requisitos. Ainda não há data para o início das remunerações, mas a plataforma aponta que ela começará nos próximos meses.
Na primeira etapa, o fundo será destinado apenas para criadores nos Estados Unidos e na Índia – a seção está disponível no Brasil, mas em versão beta. Para receber pagamentos, não será preciso participar do Programa de Parceiros do YouTube. A única exigência é publicar conteúdo original que respeite as diretrizes da plataforma.
Segundo o YouTube, milhares de criadores estarão aptos a receberem valores do fundo. O serviço, no entanto, não apresentou detalhes sobre como o programa funcionará. Ainda há dúvidas sobre quais os requisitos para a monetização e se os pagamentos serão maiores para quem publicou mais vídeos populares.
A plataforma não informou se vai verificar se um vídeo foi publicado antes em concorrentes como o TikTok e o Instagram Reels. A expectativa é que esses detalhes sejam revelados nos próximos meses. Por enquanto, o serviço afirmou apenas que pretende usar o fundo como um modelo de monetização em sua área de vídeos curtos.
Em comunicado, o YouTube anunciou que vai exibir o Shorts em mais locais no aplicativo. A plataforma também informou que vai testar anúncios entre os vídeos curtos e apresentou um recurso que permite usar, nos vídeos desta seção, alguns trechos de outros conteúdos já publicados na plataforma.
O YouTube afirmou que, nos últimos três anos, pagou mais de US$ 30 bilhões a criadores de conteúdo, artistas e empresas de mídia. Com o fundo de US$ 100 milhões, a plataforma pretende estimular a publicação de mais vídeos curtos no Shorts e acirrar a concorrência com o TikTok.
A rede social chinesa anunciou em julho de 2020 um fundo de cerca de US$ 1 bilhão válido até 2023 para influenciadores nos EUA com mais de 100 mil visualizações autênticas em um intervalo de 30 dias. Na ocasião, a plataforma também revelou que iria superar a marca de US$ 2 bilhões investidos globalmente em criadores.
Com informações: TechCrunch, The Verge.
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