Se você tem um computador rodando o Windows 10 versão 1909, atenção: esta terça-feira (11) é o último dia de suporte dessa versão pela Microsoft. Computadores que não estiverem executando uma versão posterior deixarão de receber atualizações de segurança, portanto.
O pacote 1909 corresponde ao Windows 10 November 2019 Update e deixará de ser suportado por ter chegado ao fim do ciclo de vida estabelecido pela Microsoft. A decisão vale tanto para o Windows 10 Home quanto para o Windows 10 Pro.
As exceções ficam para os Windows 10 Enterprise e Education com atualização 1909, que deixarão de receber suporte em 10 de maio de 2022. Em contrapartida, as versões 1803 e 1809 desses mesmos sistemas operacionais também terão o suporte encerrado hoje.
Se ficou confuso, este resumo pode ajudar:
O fim do suporte também vale para todas as instalações do Windows Server com versão 1909.
Às vésperas do encerramento desse ciclo de suporte, a Microsoft removeu o bloqueio que impedia determinados computadores parados na versão 1909 do Windows 10 de serem atualizados para as atualizações 2004 ou 20H2, as mais recentes (e ainda suportadas).
Esse bloqueio existia devido a problemas de compatibilidade com drivers de áudio Conexant e Synaptics. Mas, com o fim do suporte à versão 1909 e a chegada iminente do pacote 21H1, não fazia sentido manter essa restrição.
Se você tem dúvidas sobre qual versão do Windows 10 está instalada em seu computador, pode checar essa informação rapidamente. Para isso, digite “sobre o computador” no campo de busca da Barra de Tarefas e escolha a opção de mesmo nome.
Na janela que surgir, role a tela até a área Especificações do Windows. A versão instalada é informada ali.
Se o Windows 10 ainda estiver na versão 1909, é recomendável providenciar a atualização o quanto antes. Faça isso indo em Menu Iniciar / Configurações / Atualização e Segurança ou, ainda, baixando a atualização mais recente no site da Microsoft.
Nenhum comentário:
Postar um comentário