quinta-feira, 27 de maio de 2021

Usuário baixa Ubuntu Linux via torrent e é acusado de pirataria | Aplicativos e Software | Tecnoblog

Um usuário recebeu um aviso de quebra de direitos autorais por baixar o Ubuntu, feito com base no Linux. A Canonical oferece o sistema operacional para download direto ou via BitTorrent; o OS tem código aberto e pode ser obtido de graça. No entanto, uma firma digital anti-pirataria acionou a operadora americana Comcast para comunicar uma suposta violação de copyright.

Computador com Ubuntu Linux (Imagem: Divulgação / Lenovo)

A queixa veio da empresa OpSec Security, da Alemanha. A Xfinity, braço de serviços de internet da Comcast, notificou o usuário nos EUA, afirmando que o dono dos direitos autorais cruzou o endereço de IP do cliente com a instalação de conteúdo “pirateado” – no caso, o torrent do Ubuntu. “Nós recebemos uma notificação do proprietário [dos direitos autorais] sobre uma violação durante ou pelo uso do seu serviço de internet Xfinity”, disse a empresa.

No Reddit, o post de NateNate60usuário que recebeu a advertência — tem mais de 8 mil upvotes. O título expressa bem a confusão que isso gerou: “Aviso de violação de direitos autorais do provedor por baixar… Linux? Isso é algum tipo de piada?”.

Aviso de violação de direitos autorais da Xfinity (Imagem: NateNate60/Reddit)

A Comcast não confundiu o arquivo baixado, pois uma busca no Google pelo hash — sequência única de números e letras que identificam o torrent — leva ao tracker do Ubuntu.

A empresa adverte, na nota, que pode cortar os serviços de internet de NateNate60 caso ele baixe mais conteúdos que potencialmente violem direitos autorais. Apesar do erro óbvio nessa notificação, o acúmulo de advertências desse tipo pode levar ao banimento da conta de clientes.

Um comentário no post de NateNate60 alerta que provedores americanos geralmente suspendem contas após terceiro aviso. A página sobre violação de direitos autorais da Xfinity não esclarece qual a política de tolerância para o número de ofensas cometidas. “Nós reservamos o direito de levar a conta de um cliente ao próximo passo da nossa política [suspensão] após recebermos múltiplas notificações de violação de direitos autorais no mesmo mês”, diz o site da empresa.

Mas o autor da postagem disse que não deve contatar o time da Comcast sobre a violação: “Eu realmente não quero arriscar de cortarem meu acesso à internet por essa coisa estúpida, então eu só vou ignorar o aviso”.

Com informações: TorrentFreak.

Instalador Ubiquity da distribuição Ubuntu Linux vai ser substituído por versão mais moderna e funcional

Distribuição Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo vem com vários conjuntos de pequenas melhorias, mas deixa Gnome 40 de fora

Distribuição Ubuntu 20.10 traz ainda login por impressão digital, suporte ao Raspberry Pi 4 e compartilhamento de Wi-Fi

Ubuntu 20.04 chega em versão LTS (com maior tempo de suporte)

Distribuição Linux Mint 20.1 "Ulyssa" é lançado oficialmente com ambiente Cinnamon 4.8 e cliente Hypnotix para IPTV

Comentários com a maior pontuação

Mais uma ação dos Copyright trolls. Até mesmo baixando uma distribuição Linux oficialmente pode ser pirataria.
Bom que no Brasil não existe esse sistema de Copyright strikes.

Na moral, essa é uma das razões por eu agradecer não ter nascido nos EUA. Já imaginou ter que usar VPN pra baixar uma p**** de torrent??? Graças a Deus o marco civil da internet garantiu que essa PALHAÇADA (pq não tem palavra melhor) não aconteça aqui.

E temos que ficar de olho, pois esse governo milico desgraçado está querendo mexer no marco civil.

Você sabe o que é torrent, ou como ele funciona? Explicamos o que você precisa saber antes de adotar o formato

Descubra como baixar torrent no iPhone e iPad sem precisar de jailbreak ou instalar aplicativos pela App Store

Veja como fazer o seu próprio arquivo *.torrent e mandar para as pessoas baixarem

Confira as diferenças entre Transmission e Deluge, dois dos mais populares clientes BitTorrent, e saiba qual deles é o melhor

Aprenda mais sobre o que é o uTorrent, como o BitTorrent funciona, e a como usar o cliente para baixar arquivos da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário