quinta-feira, 27 de maio de 2021

Sistema operacional Google Fuchsia agora pode ser emulado no Linux | Aplicativos e Software | Tecnoblog

O Fuchsia, novo sistema operacional do Google, foi lançado oficialmente nesta semana, mas ainda não pode ser testado facilmente. Por enquanto, a novidade roda apenas no Google Nest Hub de primeira geração. A boa notícia é que um grupo de desenvolvedores criou o FImage, um emulador que permite que o Fuchsia seja testado em um computador com Linux.

Sistem operacional Fuchsia no FImage (imagem: divulgação/dahliaOS)

É preciso que esse computador atenda aos requisitos mínimos. O FImage (ou Portable Fuchsia Emulator) exige um PC com pelo menos 8 GB de RAM, processador Intel produzido a partir de 2010 para máquinas com placa de vídeo dedicada e sistema operacional Linux atual (de preferência, o Ubuntu 20.04 ou superior). Se a máquina não tiver GPU dedicada, é necessário contar com um chip Intel de quarta geração ou superior.

O projeto está sendo conduzido pelos desenvolvedores do dahliaOS, sistema operacional que visa unir as melhores características do ecossistema do Linux com os recursos do Fuchsia.

Neste ponto, vale destacar que o Fuchsia OS é um projeto de código-fonte aberto, portanto, você pode baixá-lo, compilá-lo com os devidos ajustes para rodá-lo em determinado computador e, se quiser, liberar o resultado desse trabalho para outros interessados.

É isso o que os desenvolvedores do dahliaOS fizeram. O FImage reúne os recursos necessários para que o usuário possa conhecer o Fuchsia. É verdade que não basta simplesmente baixar o pacote e executá-lo. O procedimento de instalação requer alguns comandos de texto — as orientações estão disponíveis na documentação do FImage.

Sistem operacional Fuchsia no FImage para Linux (imagem: divulgação/dahliaOS)

Se tudo der certo, o Fuchsia vai ser emulado com uma interface gráfica simples, mas que dá uma noção daquilo que o sistema operacional do Google poderá fazer.

Uma noção não muito clara, talvez, pois o código-fonte do Fuchsia OS disponível publicamente pode não conter os aprimoramentos mais recentes do sistema operacional.

De todo modo, o Portable Fuchsia Emulator não deixa de ser uma iniciativa interessante, pelo menos até que o projeto avance e o Google libere uma versão minimamente usável do sistema operacional.

O FImage pode ser baixado a partir do GitHub.

Com informações: 9to5Google.

Fuchsia, novo sistema operacional do Google, pode substituir Android no futuro; documentação ensina como testá-lo e usá-lo

Samsung é citada em arquivo de autores de contribuição submetida ao desenvolvimento do Fuchsia, sistema operacional do Google

Google remove arquivos da interface Armadillo para seu futuro sistema operacional Fuchsia, que continua open-source

Para Google, Fuchsia é um projeto experimental, não um "novo Android" ou "um novo Chrome OS"

Sistema de código aberto do Google deverá rodar em todo tipo de dispositivo, incluindo os relacionados à Internet das Coisas (IoT)

Entenda o que é Linux, quando foi criado, e quais são as distribuições mais populares do famoso sistema operacional "do pinguim"

Conheça todos os segredos da distribuição SUSE Linux: como ela surgiu, qual a sua finalidade e descubra se ela é gratuita ou paga

Uma das vantagens do Linux é que volta e meia aparecem ferramentas e soluções simples para problemas que você nem sabia que tinha. Por exemplo, editar um arquivo no Google […]

Criar um pendrive bootável de uma distro Linux é a melhor maneira de testar um novo sistema operacional sem ter que formatar o PC

Conheça cinco jogos infantis para Linux que não exigem demais da sua máquina e podem ser instalados de forma descomplicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário