quarta-feira, 5 de maio de 2021

Signal diz que Instagram barrou anúncios revelando perfil dos usuários | Negócios | Tecnoblog

O Signal, mensageiro focado em privacidade que ficou popular após polêmicas envolvendo o compartilhamento de dados do WhatsApp, planejou uma ação para alertar usuários do Instagram em relação à quantidade de informação pessoal que é conhecida pela rede social de fotos.

Para isso, o Signal decidiu fazer uma série de anúncios no Instagram que poderiam revelar exatamente o perfil de segmentação utilizado. O projeto, porém, teria sido barrado pela plataforma pertencente ao Facebook.

App Signal (Imagem: Dimitri Karastelev/Unsplash)

As peças continham apenas frases que descreviam a segmentação usada para cada campanha, mostrando o quão precisas elas podem ser – como, por exemplo: “Você está vendo este anúncio porque é um instrutor de pilates recém-casado e apaixonado por desenhos. Este anúncio usou sua localização para saber que você está em La Jolla. Você gosta de blogs sobre paternidade e está pensando em adoção LGBTQ.”

Anúncios elaborados pelo Signal para exibição no Instagram (Imagem: Divulgação/Signal)

“O Facebook está mais do que disposto a vender visibilidade na vida das pessoas, a menos que seja para contar às pessoas como seus dados estão sendo usados. Ser transparente sobre como os anúncios usam os dados das pessoas é aparentemente suficiente para serem banidos; no mundo do Facebook, o único uso aceitável é ocultar o que você está fazendo do seu público”, diz o mensageiro.

O Signal não é a única empresa que vem levantando considerações sobre o rastreamento de usuários para fins publicitários feito por aplicativos e plataformas de redes sociais. A Apple acaba de lançar o iOS 14.5 com um sistema que exige dos desenvolvedores que seus apps solicitem permissão dos usuários antes de coletarem e compartilharem seus dados com outras empresas.

Desde o anúncio da ferramenta, o tema vem provocando polêmica e foi fortemente criticado pelo Facebook. A rede social chegou a afirmar que o cenário de restrição poderia ser extremamente prejudicial para empresas pequenas, em uma tentativa de reverter a decisão da dona do iPhone.

Com informações: Slash Gear

Centenas de marcas decidiram deixar de anunciar no Facebook em protesto contra o discurso de ódio. O que explica esse boicote?

Facebook cresceu 46% no primeiro trimestre, mas espera taxas menores nos próximos meses devido a mudança no iOS 14.5

Para conter "ameaça existencial" no mercado de anúncios online, Google teria feito uma série de concessões ao Facebook

Documentos obtidos pelo The Intercept mostram que Amazon estava ciente sobre fezes e urina deixados em vans e bolsas de entrega

O mensageiro com foco em privacidade passou de 2 milhões de usuários, em 2016, para ao menos 10 milhões

WhatsApp, Signal ou Telegram? Acompanhe o comparativo e saiba como escolher um mensageiro seguro e também fácil de usar

Entenda como usar o Signal, mensageiro que chama a atenção de usuários devido controles de privacidade do aplicativo

Você provavelmente já sabe o que é o AdBlock ; entenda também por que bloqueadores de anúncios são tão polêmicos em toda a internet

Signal, o mensageiro privado, é um projeto de código aberto financiado por meio de prêmios e doações

Para todos; pesquise na Biblioteca de Anúncios do Facebook, antes de acreditar que tudo é orgânico, verdade ou inofensivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário