quarta-feira, 5 de maio de 2021

Microsoft Edge para Linux ganha primeira versão beta | Aplicativos e Software | Tecnoblog

A Microsoft disponibilizou a primeira versão de testes abertos para o navegador Edge que roda em sistemas operacionais baseados em Linux. A promessa da gigante do software é de liberar o browser no canal estável já em algum momento do final deste ano, para qualquer usuário e isso inclui até mesmo quem está em um Chromebook.

Microsoft Edge (Imagem: reprodução)

Se você considerar todos os quatro canais de lançamento para o Edge (Canary, Dev, Beta e Estável), os mesmos utilizados pelo Google Chrome, saberá que já existe uma versão beta voltada aos desenvolvedores para este navegador desde o final do ano passado. A novidade desta vez é que o download do browser da gigante do software foi liberado para todos pela primeira vez, mesmo que avançando apenas uma casa nos testes.

A versão do Edge liberada para o canal Beta é a 91, a mesma que está prestes a chegar ao canal estável para Windows e computadores com sistema operacional da Apple, o macOS. Nela o usuário pode encontrar praticamente todos os recursos disponibilizados para outras plataformas, como selecionar a aba quando a opção de salvar a página em PDF for escolhida pela pessoa.

Outras duas novidades presentes nesta versão de testes para usuários do Linux incluem a capacidade de utilizar uma API para reconhecimento de voz em sites como o Google, junto da possibilidade de escolher mais cores para o tema do próprio navegador Microsoft Edge.

Vale lembrar que nem todos os recursos estão disponíveis por igual em todas as plataformas, como é o caso da sincronia de dados entre os PCs e smartphones, que chegou só recentemente para quem escolheu o Edge para ser seu browser no Linux – mesmo que ainda em testes bem iniciais.

Por mais que o movimento do Edge para o canal Beta seja importante, ele ainda faz o navegador não aparecer no Estável, que é quando o aplicativo fica disponível para o usuário final e já fora de qualquer teste. A gigante do software não disse quando o Linux receberá este browser por definitivo.

O calendário oficial de lançamentos para o canal estável do Microsoft Edge mostra que o navegador em sua versão 91 chegará em algum momento dentro da semana que existe no entorno do dia 27 de maio. A promessa pode não ser a mesma para o Linux, já que neste sistema operacional o browser passou meses dentro do canal Dev.

De qualquer forma, a Microsoft deve apresentar essa versão estável do navegador até o final deste ano.

Se você tem estômago para aplicativos ainda em estágio de testes, pois eles chegam com um número elevado de bugs e erros, precisará ter as distribuições Debian, Chrome OS, Ubuntu, Fedora ou openSUSE para rodar o Edge neste momento.

Com informações: XDA-Developers e Windows Latest.

O Microsoft Edge também começou a testar um recurso do Chrome: o envio de abas para outros dispositivos para o mesmo browser

Versão experimental do Microsoft Edge recebe opção para ativar compartilhamento de dados de navegação com o Windows

Edge Legacy será removido do Windows 10 em atualização e dará lugar à sua versão mais recente, baseada no Chromium

O número total de usuários com o Microsoft Edge leva em conta quem está no Windows 10, macOS, Android, iPhone e até Linux

Com novo modo performance o Microsoft Edge diminui o tempo para suspender o consumo de recursos em abas em segundo plano

Linha Galaxy S20 enfrenta o Motorola Edge+ em comparativo de ficha técnica e preço; descubra qual é o melhor celular para você

5 dicas para usar o Microsoft Edge da melhor maneira, seja em computadores Windows 10 ou Macs, no iPhone ou no Android

Saiba como enviar ou receber um convite do TIM Beta. Veja também como fazer parte do TIM Beta sem depender de convites

Assim como outros aplicativos populares, o Spotify tem um programa de testes: um Alfa e um Beta

Saiba quando a Netflix está testando um novo layout no aplicativo beta para celulares e tablets

Nenhum comentário:

Postar um comentário