Por Filipe Garrett, para o TechTudo
Royole, fabricante chinesa que bateu a Samsung e lançou o primeiro celular dobrável do mundo, agora está de olho na criação de telas que podem ser esticadas usando tecnologia de display micro LED. A novidade permite torção e flexão em várias direções e formatos para criar displays em diferentes formatos, como domo e esfera. Mais do que aplicação em celulares, a Royole fala em adaptar a tecnologia a uma nova geração de vestíveis, equipamentos de fitness e saúde, e transportes.
Royole afirma que tecnologia já está madura para fabricação em massa — Foto: Divulgação/Royole
Problemas com o celular? O Fórum TechTudo te ajuda!
A Royole criou um protótipo (foto) com 2,7 polegadas e 96 x 60 pixels de resolução para demonstrar propriedades mecânicas do produto. O display permite expansão de até 130% do seu tamanho original e torção de 40° e tira proveito das características gerais da tecnologia micro LED para oferecer nível alto de transparência. Vale ressaltar que, no micro LED, os pixels individuais são menores que em telas OLED, oferecendo um espaço físico maior entre cada um deles, algo que contribui para maior nível de passagem da luz e também para que a deformação da tela seja em maior grau.
De acordo com informações divulgadas pela fabricante, o protótipo da tela pode ser transparente, reproduzindo o conceito por trás de alguns tipos de telas OLED da LG usadas como janelas em vagões de metrô na China, por exemplo. Mas, aqui, o produto da Royole permite a passagem de até 70% de luz, sendo sensivelmente mais translúcido do que o produto da LG, a 40%.
Display inovador da Royole pode sofrer torção e ser adaptado a várias formas — Foto: Divulgação/Royole
📲 Encontre os melhores celulares com excelentes descontos
Entre as aplicações, a ideia é criar itens de vestuário com telas embutidas, que se adaptam à forma do corpo. Uma pulseira fitness com o display micro LED da Royole poderia ser basicamente só tela, enquanto um globo terrestre ofereceria uma experiência de uso completamente interativa, por exemplo.
Embora demonstre a tecnologia em funcionamento, e afirme que a tecnologia pode ser fabricada em massa, a Royole não anunciou nenhum produto que ofereça o display no momento.
Com informações de Royole, Phandroid e GSM Arena
Apresentação do novo fórum TechTudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário