Por Larissa Infante, para o TechTudo
O Poco X3 NFC é um celular intermediário da Xiaomi com ficha técnica recheada, que inclui tela de 120 Hz, memória RAM de 6 GB e tecnologia de resfriamento líquido. O aparelho voltado ao público gamer leva o nome adicional “NFC” para diferenciá-lo do modelo que não conta com a função que permite pagamento por aproximação. Nas linhas abaixo, confira prós e contras do smartphone.
Lançado em 2020, o Poco X3 NFC pode ser adquirido na loja oficial da Xiaomi por R$ 3.400 (64 GB) em duas opções de cor: azul e cinza. Há também a versão de 128 GB que sai um pouco mais caro: R$ 3.700.
🔎 Snapdragon 8 Gen 1: chip do Xiaomi 12 consegue detectar bisbilhoteiros
Poco X3 tem tela com taxa de atualização de 120 Hz e 6 GB de RAM — Foto: Divulgação/Xiaomi
PONTOS POSITIVOS
1. Bom desempenho para jogos
Um dos pontos-chave do Poco X3 NFC é o desempenho do processador, focado em melhorar a experiência com jogos. A ficha técnica do smartphone envolve processador Snapdragon 732G, octa-core da Qualcomm com velocidade de até 2,3 GHz, e GPU Adreno 618. Já a memória RAM do telefone é de 6 GB. Tal conjunto deve permitir uma boa experiência do usuário, sem travamentos do sistema durante o funcionamento da maior parte dos apps ou games.
Poco X3 NFC promete bom desempenho durante os jogos — Foto: Divulgação/Xiaomi
Além disso, o modelo tem outras funções para aprimorar ainda mais a jogabilidade. O Modo Game 3.0, por exemplo, ajuda a focar em ações mais rápidas, deixando os toques na tela mais dinâmicos. Já a tecnologia LiquidCool 1.0 Plus trabalha a dissipação do calor do processador da CPU.
Para melhorar a parte sonora, o aparelho conta com dois alto-falantes estéreos para evidenciar os elementos do cenário, dando mais imersão aos games. O sistema tem a certificação de Áudio Hi-Res. O telefone pode ainda funcionar como um console de jogos, emitindo vibrações de alta precisão.
2. Tela com alta taxa de atualização
O Poco X3 NFC disponibiliza uma tela com taxa de atualização de 120 Hz, o que ajuda especialmente na otimização de jogos, oferecendo animações mais fluidas para aprimorar a qualidade gráfica. Essa taxa é mais alta que a maioria dos smartphones convencionais, que costumam trazer 60 Hz.
Tela de 120 Hz do Poco X3 NFC promete imagens mais fluidas — Foto: Divulgação/Xiaomi
Na prática, em displays com frequência de 120 Hz, cada um dos pixels da tela é renovado até 120 vezes por segundo. Quanto mais rápida for essa atualização, menor é o tempo de resposta do display em relação à agilidade e precisão, já que o aparelho passa a oferecer tempos de resposta mais curtos e menos latência. Por isso, esse tipo de tela é importante quando o assunto são games. Afinal, não basta ter um processador potente para ter bom desempenho gráfico.
Uma desvantagem é que o telefone consome mais energia, já que precisa atualizar seus pixels em uma velocidade maior. Por isso, a Xiaomi garante que o Poco X3 NFC é capaz de manter uma taxa de atualização de 50 Hz quando a tela não está em movimento.
3. Bateria de longa duração com carregamento rápido
Outro destaque do aparelho é a bateria parruda de 5.160 mAh, que deve ser suficiente para suportar até dois dias longe das tomadas, segundo a fabricante. Na prática, isso significa até 10 horas ininterruptas de jogos, 17 horas de reprodução de vídeos e 153 horas de música.
O Poco X3 NFC tem compatibilidade com recarga rápida. Um carregador de 33 Watts acompanha o aparelho na caixa, considerado elevado para os padrões atuais. A Xiaomi afirma que com o plugue, o telefone pode receber até 60% de bateria em 30 minutos, completando a recarga em 65 minutos.
4. Câmera quádrupla de até 64 MP
A câmera quádrupla do Poco X3 NFC é outro destaque. O conjunto fotográfico apresenta um sensor principal de 64 MP (f/1.9) e outro ultrawide de 13 MP (f/2.2) para fotos com ângulos mais abertos. Há também câmera macro de 2 MP (f/2.4) para capturar objetos bem de perto e um sensor de profundidade de 2 MP (f/2.4) para o Modo Retrato, famoso recurso que desfoca o funda das imagens. A câmera frontal registra selfies de 20 MP.
O aparelho tem recursos como filtros personalizados, iluminação de estúdio dinâmica, modo para escanear documentos e detecção de cenas para otimizar o registro. Além disso, ele traz gravação de vídeo em 4K a 30 frames por segundo (fps).
PONTOS NEGATIVOS
1. Tela IPS LCD
Poco X3 NFC possui display de 6,67 polegadas — Foto: Divulgação/Amazon
O display de 6,67 polegadas do Poco X3 NFC tem resolução Full HD+ (2400 x 1080) e densidade de 395 ppi. Contudo, a tela é IPS LCD, tecnologia considerada mais antiga, em que o funcionamento exige uma luz de fundo ligada constantemente. Aparelhos que usam essa tecnologia apresentam um consumo de bateria muito maior e não alcançam bons níveis de preto.
2. Perda de qualidade em vídeos com superestabilização
Poco X3 NFC grava vídeos em 4K — Foto: Divulgação/Xiaomi
O Poco X3 NFC grava vídeos em 4K a 30 fps. Contudo, ao ativar o modo de Super Estabilização, a qualidade cai para Full HD (1080) a 30 fps, o que pode não ser ideal para quem faz vlogs, por exemplo. Esta função ajuda a eliminar as vibrações da imagem, tornando os movimentos mais suaves.
3. Sem suporte para 5G
Verificar compatibilidade com internet 5G pode ser interessante para usuários que querem smartphones com especificações atualizadas - Foto: Reprodução/Apple — Foto: TechTudo
A rede 5G deve ser implementada apenas no começo de 2022 no Brasil. No entanto, considerando o tempo de vida médio de um aparelho, comprar um smartphone com 5G pode ser um bom investimento a médio prazo.
Enquanto as redes de 4G atingem até 100 Mb/s (Megabits por segundo), é esperado que o 5G possa atingir velocidades de download de 20 a 50 vezes maiores, alcançando até 5 Gb/s (Gigabits por segundo) em condições ideais. O Poco X3 NFC não vem com o recurso.
Especificações do Poco X3 NFC
📝 Celulares Xiaomi são bons? São confiáveis? Participe da conversa no Fórum TechTudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário