Por TechTudo
O pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2023 começa nesta quarta-feira (31), e a estimativa é de que pelo menos 3 milhões de brasileiros recebam a quantia já hoje. Mas até que horas cai a restituição? Como consultar a que lote você pertence? Quem tem prioridade no pagamento? O TechTudo reuniu as principais dúvidas sobre a restituição do IRPF 2023 e ensina como consultar qual é o status do seu pagamento pelo app. Confira, nas próximas linhas, o que você deve saber.
Saiba como consultar o status da sua restituição do Imposto de Renda 2023 no app IRPF — Foto: Marcela Franco/TechTudo
📝 Receita Federal: como saber se minha encomenda vai ser tributada? Descubra no Fórum do TechTudo
Quem tem prioridade no 1º lote da restituição do IRPF 2023?
O primeiro lote da restituição é voltado para grupos que sejam prioritários no pagamento. Em 2023, por causa da adição da declaração pré-preenchida e da restituição via Pix, quem tem prioridade são:
- 246.013 contribuintes acima de 80 anos;
- 2.464.031 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 204.020 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.
Qual é o calendário de pagamentos da restituição?
- 1º lote - pagamento em 30/05/2023 - Prioridade para contribuintes acima de 80 anos
- 2º lote - pagamento em 30/06/2023 - Prioridade para contribuintes acima de 60 anos, com deficiência ou doença grave
- 3º lote - pagamento em 31/07/2023 - Prioridade para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 4º lote - pagamento em 31/08/2023 - Prioridade para contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição
- 5º lote - pagamento em 29/09/2023 - Demais contribuintes
Que horas cai a restituição do Imposto de Renda 2023?
A Receita Federal não indica horário certo para o pagamento da restituição do IRPF. Nesse sentido, a expectativa é de que a quantia seja depositada até o final do dia útil para todos os cidadãos que se encaixam nos pré-requisitos do primeiro lote.
Como consultar qual é o status da minha restituição do IRPF 2023?
É possível consultar o status da sua restituição diretamente pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). O procedimento é bem simples: abra o app e faça seu login, tocando sobre "Entrar com gov.br". Insira seu CPF e senha. Na página que for aberta após o login, em "Declarações do IRPF", selecione "2023".
Ali, você pode consultar todos os detalhes do seu imposto de renda de 2023, incluindo a data em que você entregou os documentos e o status da restituição. Se o app indicar que você está "Em Fila de Restituição", então basta aguardar. É possível também fazer a consulta pelo site.
Restituição do imposto de renda pode ser obtida por meio do Gov.br — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes
Usei a declaração pré-preenchida e pedi pagamento via Pix, mas não fui restituído. O que aconteceu?
Caso você tenha os pré-requisitos para receber no primeiro lote da restituição, mas não tenha recebido, há alguns motivos para isso. Para quem solicitou o pagamento via Pix e usou a declaração pré-preenchida, por exemplo, só tem prioridade como primeiro lote usuários que tenham declarado até dia 11 de abril. Se você entregou a sua declaração depois dessa data, a expectativa é de que você entre em outro lote.
Além disso, vale lembrar que apenas 204.020 contribuintes que usaram os métodos priorizados receberão a restituição já nesta quarta-feira -- ou seja, é possível que você não seja incluído neste primeiro lote.
Outra possibilidade que vale mencionar é a da malha fina. Se a Receita Federal encontrar alguma inconsistência na sua declaração (como uma informação errada, por exemplo), você precisará retificá-la e, por isso, não receberá a restituição no primeiro lote mesmo que esteja de acordo com os pré-requisitos.
Tela inicial do aplicativo IRPF 2023 — Foto: Reprodução/Marcela Franco
Para consultar se há alguma pendência na sua declaração do IRPF 2023, é simples: abra o aplicativo Meu Imposto de Renda e, na tela inicial, clique em "Entrar em gov.br". Faça o login com seu CPF e senha. Na página que abrir, em "Declarações do IRPF", toque sobre "2023".
Se o status indicado for "Na fila de restituição", está tudo certo com a sua declaração. Agora, se houver algum problema, o app indicará que há pendência -- e aí será preciso verificar do que se trata para, então, retificar a entrega.
Veja também: Como declarar o Imposto de Renda 2023? Veja passo a passo
Como declarar o Imposto de Renda 2023? Veja passo a passo
Agendamento de transmissões ao vivo será disponibilizado gradualmente para usuários da rede social; aplicativo também permitirá testar conexão e iluminação antes de lives com convidados
Versão online do editor de apresentações permite compartilhar edições com amigos e baixar documentos para o PC; veja como usar o PowerPoint online
Celulares que rodam Fortnite e número de jogadores estão entre as dúvidas sobre o Battle Royale da Epic Games
Novo game de sobrevivência contra zumbis desafia jogador a administrar recursos e criar uma pequena comunidade para enfrentar as criaturas.
App para Android e iPhone (iOS) traz exercícios gratuitos diários e sons relaxantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário