domingo, 1 de novembro de 2020

TIM lança 5G DSS para internet fixa em piloto com 300 clientes | Telecomunicações | Tecnoblog

A TIM iniciou seu piloto com 5G no Brasil. A operadora instalou a rede de quinta geração com espectro do 4G para o serviço banda larga fixa, no formato FWA (fixed wireless access). Serão seis meses de testes com cerca de 300 clientes em Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG). Os usuários receberão os equipamentos em casa sem custo adicional.

Site da TIM sobre 5G (Imagem: Reprodução/Site TIM)

Para possibilitar o acesso 5G a TIM utiliza a tecnologia DSS, que permite compartilhamento dinâmico do espectro alocado na rede 4G. É o mesmo modelo utilizado por Claro e Vivo, que contam com 5G DSS desde julho de 2020 em bairros de algumas cidades, mas diferente do 5G da Oi, que tem frequência dedicada e cobertura em 80% da cidade de Brasília.

O piloto se inicia pouco após o CEO da TIM, Pietro Labriola, afirmar que o “5G de verdade” chega somente com as novas frequências. A operadora afirma que “disponibiliza aos clientes uma amostra do que só será possível a partir de 2021”, após o leilão da Anatel, e que a quinta geração permitirá a expansão dos serviços de banda larga para regiões onde ela não atua.

O Tecnoblog perguntou à TIM quais as frequências que foram adotadas para o 5G DSS e qual a velocidade média do serviço, mas não recebeu resposta até a publicação da matéria. A empresa já atua como operadora de internet fixa com FWA usando sua rede 4G, com velocidade nominal de 5 Mb/s e franquia de dados de até 80 GB.

O 5G chegou ao Brasil ou teremos que aguardar o leilão da Anatel? Entenda o 5G DSS e qual a diferença para o "5G de verdade"

TIM irá usar 5G DSS para serviços de internet fixa em Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS)

Pietro Labriola, CEO da TIM, afirma que "5G de verdade" só chegará após o leilão da Anatel; TIM se prepara para lançar 5G DSS em outubro

Usuários da banda larga fixa TIM Live recebem cartas informando uso excessivo por tráfego de dados

Aviso publicado em jornal estabelece prazo de 60 dias para migração de cobre para fibra na banda larga TIM Live

Comentários com a maior pontuação

Confesso que não consigo entender a estratégia da Tim para internet fixa. Demorou anos para entrar nesse mercado, e quando finalmente o fez, insistiu em investir também em par metálico em vez de focar exclusivamente na fibra.

Não expande a rede que continua restrito à meia dúzia de cidades, pratica franquia disfarçada e agora quer vender acesso fixo usando 5G fake, em vez de investir na expansão da fibra.

Bem, isso eu imaginei que fizesse com a rede 4G. Pra mim as operadoras do Brasil só agrada investidor, o consumidor fica a mercê de coisas ultrapassadas. Abandonei a Tim por isso, a quantidade de clientes é inversamente proporcional a qualidade, no caso dela, infelizmente.

Mas essa rede de 5g fixa tem franquia igual celular ou seria ilimitada?

Conheça os planos de banda larga TIM Live Fibra e TIM Live Internet e entenda as principais diferenças entre os serviços

O que é espectro dinâmico ou DSS? Entenda como a tecnologia pode marcar o início de algo próximo ao 5G no Brasil

As operadoras já estabelecem o limite de franquia em seus contratos (e podem fazer isso legalmente)

Empresas de tecnologia liberam serviços grátis durante a pandemia do novo coronavírus; veja a lista e ajude também a atualizar

Neste isolamento social, há mais uso da rede pelas pessoas em casa; saiba como reduzir a lentidão na internet durante a quarentena

Nenhum comentário:

Postar um comentário